quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Prefeituras cancelam desfile de blocos de São Luiz em São José e Taubaté

Reprodução de matéria do Valeparaibano publicada hoje, 11 de fevereiro:

Prefeituras cancelam desfile de blocos

São José e Taubaté tiram apresentação das bandas de São Luís da programação de Carnaval; outras 7 cidades mantêm evento


As prefeituras de São José dos Campos e Taubaté cancelaram os desfiles dos blocos de São Luís do Paraitinga na programação do Carnaval 2010 depois que a empresa Núcleo de Cultura de Taubaté, que ficaria responsável em levar os bonecões e músicos às cidades, informar que não teria condições financeiras para realizar o evento.

A ideia do Núcleo de Cultura era realizar diversos shows com as bandas e blocos de São Luís para ajudar os artistas daquela cidade, que teve o Carnaval cancelado após a enchente do rio Paraitinga que devastou o município no mês passado.

O núcleo teria proposto que as prefeituras de São José e Taubaté pagassem R$ 8.000 de cachê aos músicos, recebendo como contrapartida a cessão de um trio elétrico e geradores de som para a apresentação dos blocos, como o da Maricota e Juca Teles.

Porém, de acordo com o Núcleo de Cultura, a locação do caminhão de som, que seria bancada por patrocinadores, não foi possível porque as empresas não quiseram se aliar ao projeto.

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José e a Comissão de Carnaval da Prefeitura de Taubaté foram procuradas pela reportagem, mas preferiram não se manifestar sobre o caso.

DEFILE - Na região, a apresentação dos blocos de São Luís está confirmada em sete cidades --Caraguatatuba, Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Lorena, Natividade da Serra, Tremembé e Caçapava.

Em Pinda, de acordo com o coordenador de eventos da prefeitura, Mauro Garakis, o acordo da apresentação foi firmado diretamente com os proprietários de blocos, que cobraram um valor inferior ao proposto pelo Núcleo de Cultura de Taubaté.

"O que eles (músicos) queriam era colocar à venda alguns abadás para os foliões que quisessem participar dos blocos. As camisetas foram disponibilizadas para comercialização, mas como o evento era de graça, não houve muita procura", disse Garakis.

Para o proprietário do bloco Juca Teles, Benito Campos, as apresentações em outros municípios seriam uma oportunidade levar à população os trabalhos que são realizados em São Luís.

"É uma pena que isso tenha acontecido porque muita gente já tinha se preparado para participar como foliões em São José. Até propaganda já tinha na televisão sobre isso", afirmou Campos.

2 comentários: