quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O Show em Jacareí é neste domingo, 17/01


Prefeitura de Jacareí integra evento em prol de São Luiz do Paraitinga

Ajudar São Luiz do Paraitinga. Essa é a missão de um grupo de voluntários de Jacareí, que se uniu para promover um evento beneficente em prol daquela cidade, assolada pelas chuvas da virada do ano. Com o apoio da Prefeitura de Jacareí, o grupo, formado por músicos, atores, artistas plásticos, escritores, publicitários, jornalistas, estilistas e pesquisadores da cultura popular, idealizou um show para homenagear São Luiz e também para arrecadar alimentos e produtos de limpeza para as vítimas da enchente.

O show, que terá marchinhas de compositores de São Luiz do Paraitinga, interpretadas por 16 músicos jacareienses, será realizado no próximo domingo (17), das 17h às 20h, no Parque dos Eucaliptos, que fica na avenida Nove de Julho, centro de Jacareí. O ingresso para o evento será um produto de limpeza (como desinfetantes, água sanitária, hipoclorito de sódio, vassouras, álcool e panos de chão, entre outros) que serão doados aos moradores de São Luiz.

Segundo os organizadores, no local também haverá um posto de coleta para recolher outros donativos como material de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, colchões e roupas de cama.

Show - Entre os artistas que estarão se apresentando no show beneficente estarão Cecília Militão (cantora), Diego Oliveira (baterista e diretor musical), Tainã Moreno (artista plástico e cenógrafo) e Doni Bueno (diretor teatral), entre outros.

"Frequento São Luiz há mais de dez anos e tenho muitos amigos lá. Tenho grande carinho por essa cidade e, quando fui convidado para participar desse evento, disse que estou pronto para todo tipo de ajuda que São Luiz precisar", afirmou o baterista Diego Oliveira, que é um dos responsáveis pela direção musical do show, ao lado do músico Fabiano Coutinho.

Para Tainã Moreno, tão importante quanto a ajuda a São Luiz é o fato de as pessoas de Jacareí e região estarem exercitando a solidariedade com seus vizinhos. "Esse movimento das pessoas em torno de uma causa é muito necessário nos dias de hoje", disse o responsável pelo cenário do show.

Segundo Tainã, durante o evento ele e outros artistas irão grafitar dois painéis ao vivo. "Ainda teremos um terceiro painel no local, aberto a quem quiser deixar sua mensagem para São Luiz", afirmou.

Repertório - No show os artistas vão tocar cerca de 20 músicas compostas por artistas luizenses e que embalam o tradicional Carnaval de Marchinhas da cidade.

Além do trabalho coletivo de grafiteiros, que prepararão painéis com motivos que remetem à cultura de São Luiz, também haverá bonecões semelhantes aos do Carnaval daquela cidade e oficina de máscaras ministrada por artistas plásticos.

Durante o evento também serão captadas imagens do show e depoimentos de apoio dos participantes. De acordo com os voluntários, o material será transformado em um vídeo e exibido posteriormente para os moradores de São Luiz.

Ação coletiva – Todos os voluntários do show jacareiense integram a campanha “Nem todo Carnaval tem seu fim. Juntos por São Luiz do Paraitinga”, lançada pelo blog www.ajudeslp.blogspot.com, que foi criado por um professor universitário de Jacareí.

Memória - As chuvas da virada do ano arrasaram São Luiz do Paraitinga. Nove dos 11 mil moradores da cidade tiveram que deixar suas casas e, segundo o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), aproximadamente 300 edificações foram afetadas pela enchente, das quais grande parte pertencia ao centro histórico do município. Símbolo da tragédia que se abateu sobre São Luiz, os escombros da igreja matriz ainda chocam moradores e visitantes que passam pelo local.

(Márcia de Faria)/PMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário