segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Pesquisadora de Jacareí se mobiliza para ajudar São Luiz do Paraitinga

A pesquisadora da USP Stela Guimarães mandou um e-mail e a gente republica. O e-mail dela para quem for de Jacareí e quiser ajudar é o stelajornalista@gmail.com.

"Espero que as festas tenham sido ótimas para todos aí.
Mas para os quase 10 mil moradores de São Luiz do Paraitinga, o Réveillon foi de muita tristeza.

Para quem ainda não sabe, o nível das águas do rio Paraitinga subiu mais de 10 metros e a cidade ficou submersa. Mais de cinco mil pessoas não têm como voltar pra casa. Possivelmente, aqueles que deixaram suas casas pra nos receber no Carnaval estão entre as vítimas (a casa onde ficamos fica numa parte baixa de SLP).

A igreja Matriz de Tolosa erguida no século XIX ruiu (http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u673894.shtml). E os casarões estão condenados e ainda hoje estão submersos. A água subiu a um nível tão alto que a rodovia Oswaldo Cruz ficou intransitável.

Com a enchente, grande parte da história de São Luiz e do Vale do Paraíba está debaixo d´água. Os danos chegam a um prejuízo material de R$ 100 milhões. Mas os danos emocionais de quem perdeu a casa e não sabe nem mesmo se poderá retornar ao lar são imensuráveis.

Eu tenho São Luiz como uma segunda casa e amigos muito amados vivendo por lá. A importância da cultura e da história dessa cidadezinha encravada na Serra do Mar levaram-me a dedicar anos de pesquisa sobre esse lugar. Agora, vejo que minha dissertação é ainda mais relevante.

Acho que nós, turistas de SLP e que desfrutamos da beleza e hospitalidade do município, podemos ajudar a cidade que nos uniu.

Aqui em Jacareí começaremos uma campanha para recolher donativos. Os 5.000 desabrigados estão precisando de tudo: comida, leite em pó, água, roupas, eletrodomésticos, entre outros itens.

Quem mora por aqui pode entrar em contato comigo e doar os itens. Quem vive longe, pode fazer doação em dinheiro na minha conta corrente do Santander. Prestarei conta aqui dos itens comprados (gerarei uma imagem 'scaneada' das notas fiscais) e do transporte.

Uma lata de leite em pó custa, em média, R$ 6,50 (Nestlé). Não é muito dispor desse valor mínimo, não é? Acredito que se unirmos forças podemos ajudar bastante.

Dei um upgrade na planilha do Google Docs que o André fez para o Carnaval. Lá, peço-lhes para que coloquem o valor doado à frente de seus nomes
http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AoPERTa8GPsQdEJQRnZIblZ6TjhCNmlhay1FN3FUeWc&hl=en
E também retransmitam essa mensagem para outros amigos, se possível.

Aguardarei juntarmos uma graninha para fazer a compra. Mas o ideal é que a coleta seja concluída até sexta-feira, quando pretendo fazer a compra.

Também coloquei em anexo fotos da Ana Modesto da cidade, só pra vocês se lembrarem como SLP era até essa tragédia. A capela das mercês, cuja foto está anexa, está totalmente coberta pelas águas do rio Paraitinga.

Penso que além dessa ajuda, podemos contribuir com os conhecimentos de nossas áreas profissionais depois. Quem sabe as arquitetas e arquiteto mais bonitos do Brasil podem fazer uns projetos solidários depois pra ajudar a cidade?

Bom, está feito o pedido. São Luiz do Paraitinga conta com todos nós.

Beijo,"

Um comentário:

  1. Obrigada pela postagem, Armindo.
    Só faço aqui uma ressalva 'póstuma'ao envio do e-mail: em vez de leite em pó, o ideal é que doemos leite de caixinha ou os outros itens de maior urgência.
    Grande abraço,
    Stela

    ResponderExcluir